Te convido a falar sobre o que tem de melhor, mais incrível e único nas pessoas que carregam em seu DNA o cromossomo do amor – não é a toa que este nome pegou, né? Elegi quatro aspectos para começar. Coloque a sua opinião ou conte um pouco da sua experiência nos comentários e vamos dar novos conceitos sobre quem tem a Trissomia 21.
1 – Cada um de nós, em qualquer parte do mundo, busca a felicidade, certo? Bom, parece que essa turma aí já sabe o caminho. 99% das pessoas com Síndrome de Down afirmam ser felizes! O dado é de pesquisa publicada no American Journal of Medical Genetics. Acho que a gente pode aprender muito com eles, hein?
2- As pessoas com Síndrome de Down são simples e transparentes, percebem o sentimento de outros e costumam mostrar empatia, mantendo relações carinhosas, atenciosas e respeitosas, conforme aponta pesquisa da empresa americana líder em Recursos Humanos e Consultoria Empresarial, McKinsey & Company.
3 - Cientistas de diversas universidades e instituições, como Harvard, publicaram estudo em que descobriram que as pessoas com Down têm duas cópias de um gene chamado DSCR1 que protege contra câncer sólido (mama e próstata, por exemplo) e desacelera o crescimento de tumores. Por isso, pessoas com a Trissomia 21 têm menor risco de desenvolver câncer, e o estudo do seu DNA ainda pode ajudar no avanço de tratamentos desta temida doença.
4 - A expectativa de vida das pessoas com Síndrome de Down deu um salto de 30 anos nas últimas três décadas e, atualmente, chega a 60 ou 70 anos, graças a fatores como avanço de tecnologia, avanço na medicina, ganhos nutricionais e estimulação precoce, segundo informações do pesquisador e médico pediatra especialista na Trissomia 21, Dr. Zan Mustacchi, um dos principais nomes no País e no exterior na área da Síndrome de Down.

Comentários