O que te faz especial?

Tiago e Giovanna
"'Mamãe, por que a Nana vem na tia Carol e na tia Denise a toda hora?'. A pergunta foi feita pelo meu filho Tiago dois meses atrás. Ele tem 4 anos e meio e posso dizer que já passou metade da sua vida levando, junto comigo, Giovanna às terapias. Ele havia me perguntado antes sobre isso, mas, por alguma razão, naquela manhã de quarta-feira a pergunta veio com um tom diferente. Ele realmente queria saber por que a irmãzinha brinca por ali e ele, não. Ah, sim, tudo é uma grande brincadeira. Piscina de bolinhas, escorregador, rede, água, jogos, livros, música, tudo que a molecada adora. Mas isso é conversa para outra hora. Tiago terminava a frase de um lado e, do outro, começava em mim um frio na barriga. ‘É agora’.
Num milésimo de segundo, grilos pularam em mim, uma família inteira desses bichos que a gente libera para as pessoas criarem na cabeça da gente. ‘Precisa ter muito cuidado com o que vai dizer, alinhe com seu esposo e pense bem porque seu filho vai se questionar muito, pode até não querer a irmã, dizer que ela tem problema e pode até se afastar dela’. Ah, sim, ouvi coisas desse tipo – e pode ser que, infelizmente, elas aconteçam mesmo. As pessoas continuam: ‘Mas fique tranquila, isso acontece por volta dos sete anos de idade, quando eles começam a perceber as diferenças entre eles’. Bom, se for isso mesmo, por aqui a coisa veio bem mais cedo. Então, respirei fundo, botei a grilaiada pra correr e a única coisa que fiz foi pedir que saíssem da minha boca as palavras certas. Não é que saíram?
- Filho, sua irmã tem algo que se chama síndrome de down, você sabe o que é?
- Não, mãe. O que é?
- É algo que a faz ser muito boa em muitas coisas. Por exemplo, a Nana é ótima em fazer carinho e em dar risada, ela faz todo mundo sorrir. É ótima em dançar, ela adora dançar...
- É verdade! Ela é ótima em beijo, ela é beijoqueira, né, mamãe? Em abraço, em brincar de pega-pega... (começou a rir).
- Isso aí. E você, é bom em que?
- Eu sou bom em correr, em taekwondo, em futebol, em fazer bolo...
- Isso. Você vê, cada um é bom em alguma coisa. Por outro lado, tem coisas que a gente não é bom, não é? 
- É, eu não sou bom em natação, em andar de bike...
- Pra você, isso é mais difícil, exige maior esforço. E pra Nana é difícil aprender a viver aqui no planeta Terra. Era difícil pra ela andar, então, ela ia na tia Camila. Lembra que você brincava com ela e até a ajudou a ensinar Giovanna? Ela aprendeu e andou. Agora, ela vai aprender a falar, vai conhecer as cores, os sons, os animais... Por isso ela vai na tia Carol e na tia Denise. 
- E eu também ensino pra ela o azul, o au-au.
- Isso. Então, por isso a gente vive junto, se ajuda e se protege, uns aos outros. Então, se no parquinho ou na escola você ver alguém fazendo alguma coisa e ela ficar triste, vá lá e a defenda. Você é o Batman dela. Não deixe que façam. Depois, a ensine a ser forte. A força tem que estar dentro dela. 
- Tá bom. Eu já aprendi muitas coisas do planeta. 
- Isso mesmo. Pra você, foi fácil aprender a andar, a falar, a cantar... Você aprendeu rapidinho. E cada coisa que a gente sabe e ensina pra alguém, faz da gente especial. 
- A Nana sabe amor, então ela é especial.
- Isso, filho (eu já chorando, claro). E, olha, antes de vir aqui pra Terra, ela estava lá no céu e pensava assim: se eu sou especial, preciso também de amigos especiais e de uma família especial. Vou escolher uma mamãe especial, um papai especial e...
- Um irmão especial, eu!!! (sorrindo com o sorriso mais largo e os olhinhos mais entusiasmados do mundo!)
- Isso aí! No mundo inteirinho, em todos os países, em todas as cidades, em cada casa, só você tem a Nana de irmã. Já pensou?
- (cara de orgulho)
- Cada um de nós é diferente do outro, e essa diferença é que torna cada um especial, filho. Cada um é bom numa coisa, e ninguém é bom em tudo. Agora, se você quer ser algo que você ainda não é bom, trabalhe pra isso, treine e ficará bom.

E você que me lê agora, é bom em que? O que te faz especial? Pegue isto e use para fazer a diferença na vida de alguém, na sua família, no trabalho, na escola... Coloque seu dom, sua habilidade para ser útil em alguma coisa. 'Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível', disse São Francisco de Assis. Abra seu coração. É o nosso olhar que define o mundo em que vivemos. Só depende de você. / Camila Castro / blog Um em Mil”.

Comentários