Somos um em mil


Crédito: Camila Castro/Um em Mil

Um em mil é a probabilidade de uma mulher com 30 anos ter um filho com Síndrome de Down. Um dado estatístico que parece muito distante quando se vive o sonho de uma gestação. Mas não é que eu fui exatamente este número um? Entre todos os números até o mil, fui cair justamente neste um. Acaso? Coincidência? Tragédia? Sorte? Milagre? Você pode interpretar da forma como quiser, depende de como você encara a situação. Pra mim, foi uma belíssima de uma oportunidade.

Alguém lá em cima olhou pra Terra, procurou e, em meio a mil mulheres, escolheu euzinha aqui para receber Giovanna, minha segunda filha, nascida em 2016. Eu sou uma em mil, sou única! Claro que vivi meu luto quando descobri tudo, ainda na gestação. Passei por um intenso processo de navegar em mares revoltos até que, um dia, o sol empurrou o nevoeiro com um forte raio de luz e eu enxerguei um amor que jamais poderia imaginar, ainda que já fosse mãe de um menino incrível. Ganhei de presente um amor mais puro, que me faz desejar apenas a felicidade para meus filhos, independente das minhas expectativas. Este amor me levou a um outro patamar, um pouquinho mais alto, e, ao subir, passei a ter outra visão do mundo, da vida. A Síndrome de Down me fez enxergar as diferenças e entender que a harmonia entre elas é que gera movimento e faz a transformação. De quem? De cada um de nós. Cada um de nós, se quiser, passa a ser melhor e, sendo melhor, fazemos um mundo melhor. Percebe? Uma oportunidade em mil! Única! Incrível! Ah, mas um é muito pouco, pequeno, tem força não. É, se pensarmos nele isoladamente, talvez você tenha razão. Mas “é de grão em grão que a galinha enche o papo”, certo? Então, se não tiver o um, não tem o dois. Se não tiver mais um para somar com o dois, não tem o três. Sem mais um, não chegamos ao quatro. Isso significa que não haveria mil, se não houvesse o um. O conjunto, a unidade, precisa da junção de cada parte para ter existência. Por isso, cada um é importante. Eu. Você. Nós. 

Cresceu a importância do um, não é? Faça valer esta posição. Um em mil pode ser uma estatística que te coloca frio na barriga ou uma oportunidade de viver algo sublime. Depende de você. Seu olhar define seu mundo. Como você quer viver?



Comentários

  1. Adorei o texto , adorei o blog ,, beijão do tio Léo !!

    ResponderExcluir
  2. Uau... Me arrepiei... Me emocionei ... Me identifiquei.... Somos abençoadas !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por enviar seu comentário.